quarta-feira, outubro 21, 2009

21 de outubro dia do Ecumenismo





Data criada e outorgada em várias cidades do Brasil, o Dia do Ecumenismo é uma homenagem ao Templo da Boa Vontade (TBV), uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, inaugurado em 21 de outubro de 1989. Neste dia especial, a Legião da Boa Vontade dedica a todos, para reflexão, a mensagem "Os Quatro Pilares do Ecumenismo", constante do livro Reflexões da Alma (versão pocket), p. 162-164, de autoria do fundador do TBV, o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, e publicado pela Editora Elevação.

"Ecumenismo Irrestrito e Ecumenismo Total

O Ecumenismo Irrestrito prega o perfeito relacionamento entre todas as criaturas da Terra. O Ecumenismo Total preconiza a fraterna aliança da Humanidade da Terra com a do Mundo Espiritual Superior e com qualquer civilização que possa haver no Espaço. Por que não?! Todo o Universo está aí para que apenas o fiquemos (à exceção dos astrônomos e poetas) ociosamente apreciando?! E olhe lá, quando nos lembramos de erguer os olhos para ele... Seria pretensão de nossa parte admitir a impossibilidade da existência de outras formas de vida no Cosmos. Outro ponto: nem tudo (ou todos) que lá por fora exista tem por obrigação parecer conosco. Quando o Ser Humano isso compreender, estará mais apto a vivenciar as outras duas etapas: Ecumenismo dos Corações e Ecumenismo Divino.

Ecumenismo dos Corações e Ecumenismo Divino

O Ecumenismo dos Corações é aquele que nos convence a não perder tempo com ódios e contendas estéreis, mas a estender a mão aos caídos, pois se comove com a dor; tira a camisa para vestir o nu; contribui para o bálsamo curativo do que se encontra enfermo; protege os órfãos e as viúvas, como ensina Jesus, no Evangelho segundo Mateus, 10:8; e sabe que a Educação com Espiritualidade Ecumênica tornar-se-á cada vez mais fundamental para o progresso dos povos, porque Ecumenismo é Educação aberta à Paz; para o fortalecimento de uma nação (não para que domine as demais). (...) Ao passo que o Ecumenismo Divino é o contato socioespiritual entre a criatura e seu Criador. (...) Portanto, falo da universalização do Ser Humano que se integra na sua origem divina, tornando-se o Homem-Vertical, quer dizer, o Homem-Espiritual, ou mais: o Homem-Espírito. É o fim do império da matéria, pela pura e simples compreensão de que ela não existe (porquanto o próprio átomo é cheio de espaços vagos). Daí eu já ter afirmado que matéria também é Espírito.

Extraido de http://amazonasnoticias.com.br/amazonas/464-21-de-outubro-dia-do-ecumenismo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário